sexta-feira, 6 de abril de 2012

Paulo Ricardo: Um novo rosto da política de Muritiba

POR RODRIGO DANIEL SILVA

 Aos 21 anos,rosto de bom moço, nascido na pacata cidade do interior baiano, Paulo Ricardo de Oliveira Ribeiro é um dos mais jovens candidatos à Câmara dos Vereadores de Muritiba. “Sou um cientista social em construção”, é assim que se auto define em uma rede social. 

No quinto semestre da graduação em Ciências Sociais da UFRB, ele não acredita que a política irá prejudicar os estudos e vice-versa. Pelo contrário, pretende levar os ensinamentos da Universidade para a Câmara. Ademais, considera como uma vantagem sobre os demais candidatos, uma vez que o curso proporciona um maior entendimento das relações sociais e do meio político. 
       
Paulo Ricardo conta que o envolvimento com o mundo da política começou ainda nos tempos de escola. Segundo ele, era gozado por amigos quando ousava dizer que seria prefeito de Muritiba.  “Todos os meus colegas mais antigos sabem dessa vontade de ser político. Sempre fui líder de turma, de classe, buscava o melhor pra minha turma”.

       No princípio, diz ele, não recebeu o apoio da família e por isso inúmeras vezes tentou convencer-se de que a política não era o seu caminho. A paixão, no entanto, aflorou de tal maneira que não foi possível contê-la e teve que aceitar o destino para o qual já estava traçado. Em julho de 2011, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mas já conhecia os bastidores bem antes de torna-se oficialmente membro. Optou pelo partido, segundo ele, por ter tradição com a juventude. Foi influenciado também pela amizade com a vereadora Sued Moreira Costa e pelo professor Nilson Weisheimer. Hoje, além de ser pré-candidato a vereador, participa da secretaria de organização e tem a missão de alavancar o partido no município. 

       Para o comunista Paulo Ricardo, não haverá uma transição do capitalismo para o comunismo em médio prazo. Embora acredite nessa passagem, ele não crê que os seus olhos irão ver. “Numa escala de 50, 100 anos, eu acho difícil”, ressalta. Ainda de acordo com Paulo Ricardo, algumas alianças são inevitáveis e ele não irá isolar-se numa única visão. Assegura ainda que não fará críticas meramente por ser opositor. “Eu serei oposição naquilo que tiver errado. A crítica pela crítica, ela não é válida”, enfatiza. Segundo ele, não ficará constrangido em elogiar a administração municipal quando estiver trilhando o caminho correto. “Eu quero o melhor para a cidade”, emenda.  

A aposta no desejo de mudança da população muritibana é o fator principal para que Paulo Ricardo confie na conquista de um dos onze assentos da Câmara Municipal. O sonho de chegar ao Executivo municipal não se desmanchou no ar. “Tenho essa ambição de não querer ficar só na legislatura de vereador. [Quero] avançar, ir para a prefeitura de Muritiba, progredir, deputado... A gente nunca sabe. Não tenho medo de tentar e de errar”, confessa. O comunista espera disputar o pleito pela prefeitura daqui a oito ou doze anos. 

Na campanha deste ano, os recursos são oriundos da própria família. Segundo ele, não haverá um grande custo, pois o município é pequeno, pouco mais de 30 mil habitantes, o que possibilitará ter um contato com a maior parte da população. Outra aposta de Paulo Ricardo é na internet. Para ele, o meio digital será a chave do seu sucesso. É nesse espaço que pretende divulgar o seu ideário e debater com os seus eleitores. Misterioso, garante ter ideias vanguardistas que serão implantas durante a campanha nas redes sociais. E aos poucos Paulo Ricardo vai compondo a sua história. Carregando consigo o dom de ser político.  “Se a juventude me abraçar. A gente pode dar um rumo diferente para Muritiba”, remata. 


Um comentário:

  1. " Conhecimento é a única virtude, e ignorância o único vício"

    Dedicação, determinação e estudo constante, na busca de fazer sempre o melhor em qualquer função esteja assumindo. Rodrigo Daniel Silva, tem a minha admiração e torcida para o seu sucesso. Deus abençoe! Jocidalva

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião do portal. A responsabilidade é do autor da mensagem.