POR WAGNER ALMEIDA
A cidade de Cachoeira vai contar com uma unidade do corpo de bombeiros ainda este ano, assegura o secretário de obras e meio ambiente, Emadei Dayube Filho. O projeto também prevê a instalação de hidrantes em pontos estratégicos da cidade.
Segundo o secretário, esta medida ainda não é suficiente para manter a segurança da população. Ele defende que o governo federal e estadual deveriam destinar maiores recursos à cidade, já que é um município tombado.
“Deveria haver uma diferenciação no repasse das verbas. Esse repasse é feito somente pelo número de habitantes e não corresponde aos gastos necessários para preservar o patrimônio histórico da cidade”, afirmou.
A cidade de Cachoeira atualmente sofre com o risco de incêndios. Segundo o corpo de bombeiros de Santo Antônio de Jesus, a distância e a falta de hidrantes são os maiores obstáculos. A demora do corpo de bombeiros até Cachoeira varia entre uma e duas horas.
Em caso de emergência, o princípio de incêndio deve ser controlado com o uso de extintores adequados – à base de água, gás carbônico (CO2) e pó químico – e o disque 193 dos bombeiros deve ser acionado imediatamente.
O comerciante José Ribeiro, 62 anos, proprietário da Ótica Paraguaçu, reclama do grande risco à sua propriedade. “É uma grande irresponsabilidade do poder público. O corpo de bombeiros em Feira de Santana não é suficiente para a segurança da cidade”, critica.
“Sinto-me mais seguro com o corpo de bombeiros em Cachoeira. A insegurança é grande, principalmente porque a maioria das construções tem muita madeira e são muito próximas”, afirmou José Carlos, 42, proprietário do Stillo Moveis.
uhu, mandou ver
ResponderExcluirBoa a iniciativa de instalar um corpo de bombeiros em Cachoeira, vai ser ótimo para a região circunvizinha e otimizará o atendimento às intercorrências, que antes sobrecarregavam a unidade de Santo Antônio de Jesus. Parabéns pela matéria Wagner!
ResponderExcluir:) boa matéria
ResponderExcluir