sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Horários de ônibus insuficientes e vans irregulares tornam difícil deslocamento para Cruz das Almas


POR NAIARA MOURA

Horários de ônibus saindo de Cachoeira em direção a Cruz das Almas só são dois – às 7h20 ou às 12h40. A opção que resta é o transporte “alternativo” através de vans e topics que saem do ponto de 5 em 5 minutos.Os usuários do transporte alternativo são estudantes, trabalhadores, vendedores, moradores de uma das duas cidades que os utilizam frequentemente. E, apesar da procura recorrente, há diversas queixas quanto à prestação de serviço.

A cooperativa responsável é a COOTAM (Cooperativa de Transportes Alternativos de Recôncavo Meridional), que é vistoriada pela prefeitura e possui um alvará de funcionamento. Apesar da vistoria, é comum encontrar veículos em estado precário, por demais desgastados e com motoristas imprudentes.

Alguns carros não dispõem de cintos de segurança nos bancos dos passageiros e não raramente motoristas andam em alta velocidade nas curvas sinuosas da ladeira de Muritiba.

IRREGULARIDADES

Segundo o secretário de Obras e Transporte de Cachoeira, Beto Barbosa, não é muito fácil realizar a fiscalização, devido ao volume de veículos e à falta de pessoal para esta função. Segundo ele, “por trás” a cooperativa acaba adicionando veículos irregulares e motoristas imprudentes à sua frota.

Há ainda queixas quanto ao percurso incompleto. Segundo Samili Cintra – estudante da UFRB e moradora de Cruz das Almas –, caso o motorista do último carro more, por exemplo, em Governador Mangabeira, ele somente faz o percurso até lá, deixando, deste modo, passageiros que iriam até Cruz das Almas na pista, aguardando por um outro transporte.

Quando questionados, os motoristas não explicam claramente o por que desta falta de cuidado. São simplesmente “regras da COOTAM”.

A falta de explicação também acontece quanto ao pagamento de meia passagem por estudantes. Não existe “meia” e sim uma subtração de míseros R$ 0,50 dos quatro reais da passagem. E ainda há cobradores que não aceitam, julgando ser a passageira “filhinha de papai”, que pode pagar pela passagem inteira.

O última van sai às 18h30. Mas como fazem os estudantes de cursos noturnos da UFRB que moram em Cachoeira?

O secretário Beto Barbosa disse que um ônibus cedido pela prefeitura sai de Cachoeira às 18h20 e retorna às 23 horas, trazendo moradores de Cachoeira que estudam na UFRB, em Cruz das Almas. Ele acrescenta que o ônibus de Cachoeira não tem por obrigação passar em outras cidades para buscar outros estudantes, pois se é obrigação da secretaria de Cachoeira fazer a concessão, o mesmo pode-se dizer das secretarias de outros municípios.


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal. A responsabilidade é do autor da mensagem.