Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) desde 1971, e integrante do programa Monumenta do Governo Federal, a cidade de Cachoeira está restaurando o Cine Teatro Glória. E com isso recuperando um pouco da sua rica cultura e historia. Construído em 1922, na praça Teixeira de Freitas, o Cine Glória foi um dos primeiros cinemas do país, e ficou em atividade até a década de 1990.
Após ser fechado, o cinema viveu mais de vinte anos em completo abandono, chegando ao ponto de algumas paredes desabarem. Até que, em 2009, foi comprado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e começou a ser reformado. A restauração foi orçada em mais de R$ 4 milhões e a empresa responsável pela obra, Flex Engenharia, já deveria ter concluído a obra em maio de 2011.
Estágio final da restauração do Cine Teatro |
Depois de pronto o prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias e camarins. O Iphan, também adquiriu um aparato moderno para a exibição de filmes. O cinema receberá equipamentos de iluminação cênica, cenotecnia, sonorização e projeção, ao custo de R$ 2 milhões.
O Cine Teatro vai ser integrado ao Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), que conta com o curso de cinema. Mesmo fazendo parte da universidade, ele será aberto para toda a comunidade.
O aluno do 2º semestre do curso de cinema da UFRB, Mateus Ribeiro, ao ser perguntado sobre o que achava da restauração do Cine Teatro e da sua parceria com o CAHL, respondeu: “Acho que o cinema vai funcionar mais comercialmente! Mas mesmo assim vai trazer benefícios para os estudantes. Só o fato de ter um cinema na cidade já é benéfico. Torço pra que a parceria entre o Cine Teatro e a universidade realmente seja uma coisa boa para os estudantes, como a exibição dos filmes feitos pelos alunos, mesmo que em seções especiais”.
neste caso, escreve-se "sessões" e não seções
ResponderExcluir