sexta-feira, 6 de abril de 2012

Paulo Ricardo: Um novo rosto da política de Muritiba

POR RODRIGO DANIEL SILVA

 Aos 21 anos,rosto de bom moço, nascido na pacata cidade do interior baiano, Paulo Ricardo de Oliveira Ribeiro é um dos mais jovens candidatos à Câmara dos Vereadores de Muritiba. “Sou um cientista social em construção”, é assim que se auto define em uma rede social. 

No quinto semestre da graduação em Ciências Sociais da UFRB, ele não acredita que a política irá prejudicar os estudos e vice-versa. Pelo contrário, pretende levar os ensinamentos da Universidade para a Câmara. Ademais, considera como uma vantagem sobre os demais candidatos, uma vez que o curso proporciona um maior entendimento das relações sociais e do meio político. 
       

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ensaio fotográfico: Pescadores e marisqueiras de Itapema


POR PRISCIANE RODRIGUES

O Recôncavo baiano abriga paisagens inusitadas, além de pessoas que sobrevivem em meio a grandes dificuldades e contam sem vergonha suas histórias que são verdadeiras lições de vida. Na Praia de Itapema, a 21 km de Santo Amaro, não é diferente. Lá vivem marisqueiras e pescadores que tiram diariamente seu sustento e de suas famílias das águas e da areia do mar.

Mulher mariscando na Praia de Itapema

Ensaio fotográfico: Bom Jesus dos Pobres

POR ALISSANDRO LIMA

Bom Jesus dos Pobres é o principal destino turístico do verão para os moradores do sertão e da região do Recôncavo Baiano. O pequeno vilarejo, distrito do município de Saubara, possui lindas praias e lugares de lazer ao ar livre. Além de oferecer aos visitantes comidas típicas e diversão.
Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a localidade sofre uma invasão de turistas em busca de muito sol, praia e descanso. Os visitantes na sua maioria jovem transformam as noites da cidade em festa, tornando lugar em um dos mais procurados do verão.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os riscos e as alegrias dos artistas de rua nos cruzamentos de Feira de Santana

POR EDNEIA GONÇALVES

Feira de Santana é a maior cidade do interior nordestino. Localizada no estado da Bahia, a 110 km da Capital, tem o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, conta com uma população de mais de 500 mil habitantes e é uma cidade de grande potencial econômico que tem no comércio, no setor de serviços e na indústria a base de sua economia. E por todos esses fatores torna-se muito atraente para aqueles que nós chamamos “artistas de rua”, pessoas que ganham a vida nos cruzamentos dos grandes centros urbanos, apresentando a sua arte.

Greve da polícia militar na Bahia: De quem é o poder?


POR MIRIA ALVES

A paralisação é um dos métodos que as diversas categorias profissionais tem de reivindicar melhores salários e condições de trabalho, entre outros possíveis benefícios. Quando a greve ocorre para algumas categorias, como a de segurança pública, afeta direta ou indiretamente todas as pessoas. Como viver em uma sociedade violenta sem se ter ao menos a possível ideia da segurança, mesmo que deficiente? Não é preciso muito esforço para imaginar, basta observar os últimos acontecimentos nas principais cidades da Bahia. A greve da Polícia Militar, durante 12 dias, deixou sequelas irreparáveis na sociedade baiana.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Horários de ônibus insuficientes e vans irregulares tornam difícil deslocamento para Cruz das Almas


POR NAIARA MOURA

Horários de ônibus saindo de Cachoeira em direção a Cruz das Almas só são dois – às 7h20 ou às 12h40. A opção que resta é o transporte “alternativo” através de vans e topics que saem do ponto de 5 em 5 minutos.Os usuários do transporte alternativo são estudantes, trabalhadores, vendedores, moradores de uma das duas cidades que os utilizam frequentemente. E, apesar da procura recorrente, há diversas queixas quanto à prestação de serviço.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cachoeiranos questionam efeitos da UFRB na economia local

POR EDNEIA DE JESUS

Localizada a 120 km de Salvador, o município de Cachoeira, com 31.630 habitantes, possui uma economia baseada nas culturas da cana-de-açúcar, mandioca e fumo, devido ao clima e solo favoráveis à produção agrícola. No início do século XX a economia de Cachoeira entrou em declínio e só começou a se recuperar no final do século, com a instalação de algumas empresas na região. Em 2006, o município ganhou uma atenção especial do Estado, através de programas e ações que visam resgatar o desenvolvimento econômico, com investimentos na geração de renda e emprego, com incentivo aos serviços e comércio ligados ao turismo.  Outro destaque refere-se à implantação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que viria a provocar um forte impacto na vida econômica e sociocultural do município.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Santa Bárbara é homenageada com grande festa em Cachoeira e São Félix

POR ALICE VELAME

Realizada há mais de trezentos anos e considerada, desde 2008, patrimônio imaterial da Bahia, a festa de Santa Bárbara reúne centenas de pessoas todos os anos. No dia quatro de dezembro, dedicado à Santa, os fieis aproveitam para agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos. Em terreiros e igrejas de São Félix e Cachoeira, no Recôncavo Baiano, esse dia é comemorado com muita festa, quando as pessoas se vestem de vermelho para saudar a personagem que, no sincretismo religioso, representa Iansã, orixá dos raios e tempestades.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Esculturas de Doidão Bahia são conhecidas mundialmente

POR PALOMA TEIXEIRA

O artesanato brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias. Os índios foram os primeiros a realizar essa atividade, que se manifesta de várias formas, a exemplo de trabalhos com barro, couro e madeira. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cine Teatro Glória passa por restauração e será integrado ao CAHL

POR VICTOR ÉRIK

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) desde 1971, e integrante do programa Monumenta do Governo Federal, a cidade de Cachoeira está restaurando o Cine Teatro Glória. E com isso recuperando um pouco da sua rica cultura e historia. Construído em 1922, na praça Teixeira de Freitas, o Cine Glória foi um dos primeiros cinemas do país, e ficou em atividade até a década de 1990.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Artistas de Cachoeira e São Félix buscam espaço para expor seus trabalhos

POR LORENA BERNARDES

Um artista quando constrói sua obra de arte geralmente pretende expressar suas sensações e ideais. Além disso, ele deseja que suas manifestações artísticas alcancem o maior número de pessoas. Espalhados por toda parte, os artistas buscam o reconhecimento e a valorização de suas produções. Em Cachoeira e São Félix procuram também um espaço para exibir suas telas, esculturas, artesanatos e outras formas de arte como música e dança.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aumento da criminalidade assusta moradores de Cachoeira

POR RODRIGO SILVA

Os dados confirmam o que o senso comum já sabia. A criminalidade cresceu e moradores de Cachoeira estão assustados. Nos últimos três anos, o número de roubos aumentou 175%. Outras modalidades do crime, como furto e arrombamentos, também cresceram. A explicação para este avanço da criminalidade, segundo a Polícia, é o tráfico de entorpecentes que se alastra pela cidade.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Restaurante movimenta economia de Cachoeira com preço solidário

POR CATIA LIMA

A chegada da UFRB em Cachoeira trouxe oportunidade para muita gente de ganhar seu sustento, estimulando a criatividade das pessoas, principalmente no ramo da alimentação. Não há duvidas de que a economia dessa cidade sofreu mudanças  significativas, para o pequeno e grande comerciante deste segmento. Prova disto é o exemplo de dona Miralva, que vive basicamente de servir comida para os alunos da universidade.

Festa d´Ajuda passa por grandes mudanças, mas ainda preserva originalidade

POR RAFAEL LOPES

A festa D’Ajuda acontece sempre na primeira quinzena de novembro, em Cachoeira. Em 2011, os festejos foram iniciados no dia 30 de outubro e se estenderam até 15 de novembro. Envolvendo a parte sagrada e profana, ela se destaca no Recôncavo Baiano como um importante folguedo popular, reunindo manifestações originais e  personalidades do imaginário, criados na fusão cultural proporcionada pela miscigenação racial que ocorreu na Bahia, especialmente em Cachoeira.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rio Paraguaçu é fonte de trabalho para o ribeirinho e de lazer para turistas

POR ROQUINALDO FREITAS

No período áureo da Companhia de Navegação Baiana, quando os barcos a vapor transportavam mercadorias e passageiros de Salvador à Cachoeira, o Rio Paraguaçu foi o grande elo entre os sertões da Bahia e de Minas Gerais e um dos fatores principais para o crescimento do porto do município de Cachoeira, consequentemente uma das vilas mais importantes e prósperas do país no século VXIII.

Poluição sonora incomoda cachoeiranos

POR JENYPHER PEREIRA

A população de Cachoeira sofre constantemente com a poluição sonora e, apesar do pequeno porte da cidade, a perturbação do sossego alheio na sua zona urbana é um problema a ser enfrentado. A poluição se dá principalmente por meio de carros de som que se encarregam de fazer anúncios publicitários referentes ao comércio, eventos e, até mesmo, emitir notas de falecimento.

Moradores questionam pesquisa da UBD sobre Governador Mangabeira

POR THACIO MACHADO

Governador Mangabeira, município baiano com cerca de 20 mil habitantes, localizado a 132 km de Salvador, destacou-se em recente pesquisa da União Brasileira de Divulgação (UBD), que avalia áreas de saúde, educação e infraestrutura. Dos 964 municípios pesquisados em todo território brasileiro, ele foi considerado o quarto município mais bem administrado da Bahia. 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Samba de roda e candomblé preservam cultura de matriz africana em Cachoeira

POR MIRIA ALVES

Localizada a duas horas de distância de Salvador, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é caracterizada por suas formas de expressões culturais afrodescendentes e pela cultura popular dos povos antigos de terreiros, remanescentes de quilombos. A cidade preserva diversidades de expressões culturais da diáspora negra, como os ternos de reis, o terno do acarajé, o negro fugido, a Irmandade da Boa Morte, o samba de roda, entre outros. Essas demonstrações presentes em Cachoeira são resultados da luta de pessoas como Dona Dalva Damiana e Edvaldo Buda.

Dona Dalva realiza projeto de divulgação do samba em escolas públicas de Cachoeira

POR MAELÍ SOUZA

Dona Dalva Damiana, 84 anos, foi indicada recentemente ao título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em reconhecimento ao seu trabalho com o samba de roda. Há 53 anos, ela organizou um grupo de sambadeiras na fábrica de charutos, onde trabalhava, na cidade de Cachoeira. As mulheres dançavam com as roupas do trabalho, e aos poucos as apresentações foram tomando forma, se organizando. Hoje, o Samba de Roda Suerdieck é um grupo de renome internacional, praticante de uma expressão musical tombada pelo IPHAN e pela UNESCO como patrimônio cultural do Brasil e patrimônio oral e imaterial da humanidade, respectivamente.